Esquina com Av. Paulista - Metrô Brigadeiro

11 3477-4051

Curso Excel Supply Chain

Um curso de Excel Avançado com foco em exemplos e modelos que envolvem toda a cadeia logística.
Destina-se a profissionais das diversas áreas envolvidas com Supply Chain como logística, planejamento, suprimentos, PCP, qualidade, fiscal, compras e também outros setores interessados no tema.

O curso tem por objetivo o desenvolvimento e entendimento de modelos planilhas e relatórios para otimização do trabalho, melhorando a visualização das informações e consequentemente as análises e tomadas de decisões de forma inteligente e planejada.

Pré-requisito: conhecimentos básicos de Excel (fórmulas e funções básicas).

Tenho Interesse Veja a próxima turma

Carga Horária
16 horas

Material de Apoio

Apostila com exemplos passo a passo + Planilhas Modelo, Certificado e CD com exercícios e soluções estarão inclusos no valor deste curso.

INTRODUZINDO MODELOS: Plano Mestre de Produção (MPS – Master Production Schedule) e Capacidade de Produção; Estrutura do Produto; Planejamento de necessidade de materiais/insumos (MRP – Material Requirement); Visualizando resultados e Metas (Balance to Go).

FÓRMULAS E FUNÇÕES: Funções básicas e avançadas das planilhas eletrônicas para a área de logística, distribuição e transporte; Funções Matemáticas; Estatísticas (SOMA, MÉDIA, CONT.NÚM, CONT.VALORES, SOMASES, CONT.SES, MÉDIASES); Data e Hora (HOJE, AGORA, DIA, MÊS, ANO, HORA, MINUTO, DIA.DA.SEMANA), Calculando com dias úteis e dias corridos: (DIATRABALHO.INTL, DIATRABALHOTOTAL.INTL), calculando prazos e Lead Time; Medindo OTIF (on time in full); IQF e IQT; criando tabelas de feriados; Pesquisa e Referência (PROCV, PROCH, ÍNDICE e CORRESP); Roteirização de Cargas com PROCV e Tabela IBGE; cálculo automático em Tabela de Fretes; Lógicas (SE, E, OU, SEERRO); Exercícios de aplicação funcional na logística, distribuição e transporte.

CONSOLIDANDO E RESUMINDO DADOS: Classificação com dois ou mais Níveis; Classificação Personalizada (mês ou dia da semana); Filtro Personalizado; Resumindo dados com Tabela Dinâmica; Construindo uma tabela dinâmica com dados do Access; Relacionando Tabelas no Excel (tabela dinâmica com mais de uma tabela de dados); Consolidando Valores, Consolidando Peso; Agrupamento com datas; Percentual do Total Geral; Campo Calculado; Segmentação de Dados; Páginas do Filtro de Relatório; Configurações e Formatos do Campo; Adicionando Novos dados à Base; Gráfico Dinâmico.

ESTUDOS DE ARMAZENAGEM: Tipos de Produção: Make to Order e Make to Stock; Curvas conceituais para armazenagem (ABC, PQR, TKG); Escolha da estratégia de armazenagem a partir das variáveis relevantes; Definição das famílias de armazenagem.

ORGANIZAÇÃO: Teclas de Atalho e Produtividade; Congelando o cabeçalho (painéis); Endereços Relativos e Absolutos e Mistos (Cifrão $, Gerenciador de Nomes e Tabelas Inteligentes); Validação de dados: disponibilizando uma lista para escolha do item; Determinando o tipo de dados em aceitos em uma célula, determinando o tamanho do texto, determinando números e datas máximos e mínimos; Exibindo uma mensagem com instruções de entrada de dados; Exibindo uma notificação para entrada de dados inválida; Circulando dados inválidos.

IMPORTAÇÃO: Importando dados do Access; Importando arquivos de texto; Importando dados da Web, e criando atualização automática; Importação de arquivos XML; Usando o Microsoft Query para consultas personalizadas.

FORMATAÇÃO CONDICIONAL: Realçar Regras; Regras de Primeiros/Últimos; Barras de Dados; Escalas de Cor; Conjunto de Ícones; Usando uma fórmula para Formatação Condicional; Gerenciando Regras; Diferenciando tempo de espera no pátio; Destacando Condições satisfatórias para tempo de resolução de ocorrências.

INDICADORES GRÁFICOS: Transformando números em Gráficos Visuais; Gráfico Rápido; Qual gráfico escolher?; Tipos usuais de gráficos na Logística; Indicadores de desempenho na Logística (KPI); vinculando e desvinculando gráficos do Excel para o Power Point.

TESTES DE HIPÓTESES E ANÁLISE DE DADOS: Teclas de Atalho e Produtividade; Ferramenta Atingir Meta; atingindo uma meta de faturamento diário/mensal; Suplemento Solver para cálculos com mais de uma variável e restrições; Exercícios de aplicação do Solver; Medindo a capacidade de produção com o Solver; Minimize custos logísticos; Aumente o lucro operacional.

AUTOMAÇÃO COM MACROS: Conceito de macro; Automatizando uma rotina; Ligando o gravador; Executando Macros; Alterando a tecla de atalho e excluindo macros; Atribuindo uma macro a um botão; Automatizando a importação de Dados.